Segundo dados da empresa Datalawyer Insights, empresa especializada na captação de dados legais sobre demandas judiciais na seara trabalhista, foram encontrados mais de 4.807 processos relacionados ao COVID-19, sendo, que em segundo lugar ficou o assunto “Aviso Prévio”, com a média de 4.621 processos relacionados.
As cinco atividades mais afetas foram: a) Indústrias de transformação; b) Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; c) Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas; d) Atividades administrativas e serviços complementares; e e) Transporte, armazenagem e correio.
Já, os locais mais afetados estão os grandes estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, sendo, que o estado de Santa Catarina encontra-se em 7º lugar que mais sofreu com demandas trabalhistas.
O que é importante entendermos, que em todos estes casos, mostra-se ainda mais evidente a necessidade da garantia da segurança jurídica para as Empresas, o que visa a diminuir demandas trabalhistas, evitando onerosidade desnecessária, além de desgaste emocional, recorrente por parte dos administradores neste período de crise.
Se você pensa que uma Assessoria Jurídica não é necessária, repense, pois até o momento já foram encontrados mais de 23.648 processos relacionados somente ao COVID-19, com valor total das causas em R$ 1,27 bi e valor médio por ação de R$ 53.568,00.
Dados retirados do link: http://www.datalawyer.com.br.