Ao falarmos de marca, sabemos que é o elemento visual no qual irá distinguir o seu negócio de todos os outros existentes, tanto no seu segmento como em todos os outros.
A questão é que muito se é pensado para a construção desse elemento já que é exatamente ele que vai representar sua empresa mas as vezes não se cuida em como garantir a exclusividade do que se é criado.
Deter os direitos de nome e marca é algo que toda empresa deve estar atento, e, para isso, deve-se fazer o registro junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – órgão responsável pela concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual. Esse é o registro que fará com que ninguém possa copiar sua marca nem terceiros se utilizem de sua ideia sem sua autorização.
Listamos algumas vantagens ao registrar sua marca:
- Segurança contra concorrência desleal.
- Segurança para usar em território nacional e até internacional (dependendo da forma que for registrada).
- Cuidado com o seu patrimônio para possíveis cópias.
- Ninguém mais pode retirar sua marca de sua empresa. Se outra empresa registrar sua marca antes ela poderá se apossar dos direitos do que você usa como representação visual do seu negócio.
Se você ainda não registrou sua marca ou novo negócio o seu escritório de advocacia pode assumir esse papel e passar-lhe todos os dados importantes para deixar sua empresa mais segura. É importante que isso ocorra e você mantenha essa identidade, afinal, falamos de sua visibilidade e representatividade oficial de negócio, tome cuidado.