Seja qual ramo você trabalha, Empresa ou Pessoa Física, que em qualquer venda, você deve considerar os riscos do negócio e como se portar diante da inadimplência.
Mas antes entenda, que independente da atividade, tudo deve ser documentado para segurança e sobrevivência do negócio.
O seu negócio depende exclusivamente de você e não estamos em tempos de postergar o que pode ser feito agora.
Então, se o seu negócio aceita o pagamento parcelado, a prazo, crediário, cheque, siga nossas dicas abaixo:
✅Faça um contrato de prestação de serviços e/ou vendas;
✅Faça cópia dos documentos pessoais do cliente ou extraia todas as informações dos documentos;
✅Solicite comprovante de residência atualizado;
✅Não aceite cheques de outras praças ou de terceiros;
✅Faça consulta do cliente nos sistemas de cadastros de inadimplentes;
✅Considere cobrar juros de 1% a.m. nas vendas;
✅Realiza entrega de mercadorias? Então solicite a assinatura do cliente no ato do recebimento;
✅Ofereça uma condição de desconto vantajosa para pagamentos à vista;
✅Exija o pagamento de 50% para clientes “novos” e 30% para o clientes “antigos”, estes com baixa recorrência de compras;
✅Solicite o comprovante de renda e analise se a veda não irá comprometer 30% da renda;
✅Solicite informações para saber se possui algum financiamento, compras no crediário ou cartão de crédito para análise financeira;
✅Estude trabalhar somente com cartão de crédito.
Atenção: Títulos Executivos, como “Cheques”, possuem prazo legal para procedimento judicial mais célere.
Se ainda assim houver inadimplência, consulte um advogado de sua confiança para tomar as medidas cabíveis.